top of page
  • carolinemanocchio

Indecisão

Muitas pessoas vivenciam no processo de escolher um sentimento muito forte de angústia o que dificulta na tomada de decisão. E por qual razão essas decisões podem gerar esse sentimento?



 

Toda escolha vai gerar uma falta, isso quer dizer que toda escolha vai gerar uma perda e isso é algo inevitável, esse fator pode gerar dúvida na hora de uma decisão, como saber com qual falta quero lidar? E assim podendo desencadear o sentimento de angústia, então como saber se estamos escolhendo o "certo"?


Nós não sabemos, e está tudo certo. As nossas escolhas são feitas conforme a nossa avaliação do que sabemos e de quem somos naquele momento. Nesse processo, também escolhemos segundo as nossas referências, valores e identificações. Sendo o certo e o errado algo individual, não há escolha perfeita e sem dificuldades. Todas as nossas escolhas irão gerar faltas e consequências.

Outro artifício que os indecisos usam para não escolher e se responsabilizar pela própria escolha, é passar essa tarefa para outra pessoa, pois assim não iram ser convocados como sujeitos se algo não sair como o esperado, fugindo assim de lidar com a responsabilização da decisão tomada e suas consequências.


 

Refletir antes de se decidir sobre algo, ponderar, pensar nos prós e contras faz parte do no processo de amadurecimento, mas quando isso se torna um problema devemos pensar no porquê

Será que mesmo sabendo o que queremos não escolhemos por medo das consequências de escolher o que desejamos, ou estamos querendo continuar presos na imagem que queremos ou achamos que mundo quer de nós, buscando sermos amados.


E aí, como está seu processo de escolhas?

Comments


bottom of page