top of page
Foto do escritorCaroline Manocchio

Qual o papel do Psicólogo no processo de cirurgia Bariátrica?


O papel do psicólogo na avaliação para cirurgia bariátrica é fundamental, pois a operação envolve não apenas questões físicas, mas também aspectos emocionais e comportamentais, o psicólogo irá acompanhar esse paciente em todo o processo.

 

A avaliação ao contrario do que se é pensando é apenas uma etapa onde apontaremos características do candidato que podem ser facilitadoras para o processo e outras que podem ser desafiadoras.

Na preparação além das informações que vamos fornecer para que o paciente saiba o que irá ou poderá acontecer com ele, vamos junto com o paciente pensar em estratégias para que se obtenha o melhor resultado da cirurgia e a adesão ao tratamento,  através de técnicas e do nosso conhecimento específico, vai se acompanhar o paciente desde a intenção em fazer a cirurgia, até o momento onde as mudanças já estão consolidadas.

 

Além disso, o psicólogo avalia as expectativas do paciente em relação à cirurgia, muitas vezes, pacientes acreditam que a operação resolverá todos os seus problemas, o que pode levar a frustrações no pós-operatório.

Nesse sentido, o psicólogo ajuda a alinhar as expectativas com a realidade, explicando que a cirurgia é apenas uma parte do processo e que mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares e a  forma de lidar com as emoções são essenciais para garantir resultados duradouros.

 

O psicólogo também tem o papel de acompanhar o paciente no pós-operatório, oferecendo suporte emocional para as adaptações necessárias. O acompanhamento psicológico ajuda a identificar comportamentos que podem atrapalhar na adesão ao tratamento, como o retorno aos antigos padrões alimentares, e apoiando o paciente na criação de novas estratégias para lidar com o estresse, a ansiedade e outras emoções que podem surgir durante a recuperação.

Por fim o psicólogo vai auxiliar o paciente à compreender  a importância  de se olhar para pensamentos, emoções, comportamentos e hábitos, ou seja, para dentro de si mesma, indo além do seu  estômago.

Nosso papel é acompanhar o paciente do início até ao final do processo.




Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page