top of page
  • carolinemanocchio

Culpa x Responsabilidade

A culpa é um sentimento, esse sentimento de culpa acontece quando a pessoa julga a si mesmo por um comportamento do passado





Na psicanálise, a culpa muitas vezes está associada ao superego, que representa o conjunto de normas e valores internalizados ao longo do nosso desenvolvimento.

Para Freud o sentimento de culpa é engendrado pela ação que o Superego exerce sobre o Eu, formando assim a consciência moral. O superego pode ser bastante rigoroso e critico, levando a pessoa um sentimento de culpa por não cumprir o que o superego e a sociedade tem como expectativa, o sentimento de culpa está associada a uma moralidade, quando não conseguirmos corresponder a imagem que o superego projetou de nós.

O sentimento de culpa também pode estar ligado a uma moral religiosa, quando fazemos algo julgado pela nossa religião como errado, nós sentimos pecadores e culpados.

 

A responsabilidade entra nesse lugar sendo um sentimento mais construtivo, assim em psicanálise vamos pensar na Responsabilização dos nossos desejos, conseguir assim sair da (des)culpa para passar a responsabilidade das nossas escolhas. Ao assumir a responsabilidade, conseguimos assumir uma postura de entendimento de nós mesmo, das nossas potencialidades e também das nossas limitações, ser mais tolerante conosco e com outros é algo esperado e buscado no processo de psicoterapia.


 

Assim quando conseguimos nos responsabilizar pelos nossos desejos e trazer essa minha resposta ao mundo, mesmo que aparece o sentimento de culpa, ele vai ser bem menor, pois estamos vivendo como podemos ser naquele momento de maneira honesta, a culpa é o que se apresenta ao outro, a responsabilidade é construir algo singular, próprio.

Comments


bottom of page